Phil foi criado em uma família de músicos e se interessou pela bateria desde muito jovem. Sua exposição, naquela época, aos grandes artistas do jazz ajudou a desenvolver sua grande paixão pela música. Aos 16 anos, ele iniciou seus primeiros estudos sérios com o renomado baterista de jazz Roy McCurdy. Sob a orientação de Roy, ele aprendeu a linguagem e a arte da bateria jazzística, o que o colocou em um caminho irreversível rumo ao sonho de sua vida. Aos 18 anos, já estava em turnê pelos Estados Unidos. As turnês e gravações com diversos artistas lhe proporcionaram a experiência de tocar ao vivo, essencial para se tornar um músico profissional. Em 1986, já havia participado de sete álbuns e conquistado dois hits no Top 40.
Aos 23 anos, Phil se formou com honras no Musicians Institute – “P.I.T.” – e logo depois foi convidado a integrar o corpo docente da instituição. Ele lecionou disciplinas do currículo principal e deu aulas particulares de 1987 a 1997. Isso lhe deu a oportunidade de desenvolver e ensinar seus métodos inovadores e bem recebidos, como “Working the Inner Clock” (Trabalhando o Relógio Interno), “Latin Soloing for the Drumset” (Soluções Latinas para Bateria) e “Afro-Cuban Drumming” (Técnicas Afro-Cubanas para Bateria), este último eleito o melhor DVD instrucional de música latina de todos os tempos pela revista Modern Drummer. Os produtos de Phil agora são distribuídos pela Hal Leonard Publications e estão disponíveis em lojas de música.
Phil reside na cidade de Nova York e continua a trabalhar em uma ampla variedade de estilos, desde música afro-cubana, Big Band, R&B, jazz tradicional, rock, música mundial, até mesmo punk rock!