CRISTIANO FORTE - Odery Drums
Language
CRISTIANO FORTE
FLORIANÓPOLIS - SC

CRISTIANO FORTE

Músico/baterista profissional há mais de 30 anos, educador musical e pedagogo, com pós-graduação em Música: Práticas Sociais.

 

Em sua trajetória, acumulam-se premiações como finalista em concursos nacionais de bateristas: 1ª Batuka (1996), 1º e 2º Concurso de Instrumentistas do Cone Sul (1997 e 1998). Recebeu o Prêmio “Homem Contemporâneo” pela contribuição cultural para a cidade de Criciúma (2010), o Prêmio “Referências”, uma homenagem no evento Bateras do Sul, pelos serviços prestados à bateria no sul do país (2019), e o “Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc SC” pela sua contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural de Santa Catarina. Suas publicações incluem artigos em revistas de circulação nacional e portais internacionais, como a revista Modern Drummer (EUA), a revista de bateria mais lida no mundo.

 

Leciona bateria há mais de 25 anos, ministrando também workshops e promovendo vários eventos musicais. Trouxe, pela primeira vez em sua região, artistas de renome internacional, como Kiko Freitas, Aquiles Priester, Brazilian Duet, Frank Solari e o lendário guitarrista norte-americano Vinnie Moore.

 

Promoveu eventos chamados “Baterias na Praça”, nos quais bateristas tocaram simultaneamente uma peça musical composta por Cristiano Forte.

 

 

Em sua discografia, possui participação em mais de 60 gravações de diferentes estilos musicais. Atualmente, mantém um projeto de gravações de bateria on-line, disponível em seu site: www.gravacaodebateriaonline.com.br.

Atuou por mais de 10 anos como professor de música em projetos sociais e em escolas particulares, onde a disciplina fazia parte da grade curricular do ensino fundamental.

 

Realizou apresentações sobre bateria em mais de 300 escolas públicas em parceria com o SESC, impactando mais de 30.000 alunos de diferentes faixas etárias. Conta com patrocínio das baterias Odery, baquetas C. Ibañez, peles Aquarian e capas protetoras Drummer’s para pratos.

 

A revista BATERA, especializada em bateria e percussão, publicou em sua 19ª edição, de fevereiro de 1999, uma matéria intitulada “Um Forte Talento do Sul”, destacando suas atividades como baterista. Ainda em 1999, participou do Cascavel Jazz Festival e do 2º Concurso de Instrumentistas do Cone Sul, realizado em Cascavel/PR, onde alcançou o 2º lugar.

 

Nos últimos anos, tem promovido workshops no sul do estado de Santa Catarina, trazendo, pela primeira vez na região, artistas de renome internacional como os bateristas Kiko Freitas, Aquiles Priester, Maurício Leite, além do workshow Brazilian Duet com os bateristas Alexandre Cunha e Ramon Montanhaur, o vocalista Edu Falaschi (Angra), o guitarrista Frank Solari e o lendário norte-americano Vinnie Moore.

 

Em agosto de 2000, participou com o grupo Humatumotabum na noite de abertura do Cascavel Jazz Festival, em Cascavel/PR.

Em abril de 2002, acompanhou o III Festival de Música do SESC/SC, interpretando as músicas: “Verde Escuro”, que conquistou o 1º lugar na eliminatória de Tubarão/SC e o 2º lugar na final em Florianópolis.

 

Realizou viagens de moto, entre elas o Projeto “FORTES Ventos”, no qual percorreu mais de 30.000 km em estradas do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile, principalmente pela Patagônia, levando uma mini bateria na bagagem.

 

Recentemente, atuou como baterista das bandas Brass Groove Brasil (melhor álbum instrumental de 2015 no Prêmio da Música Catarinense, com turnê pela Itália em 2018), Grupo Humatumotabum, Down The System (cover de System Of A Down), Brazilian Pink Floyd (cover de Pink Floyd), do espetáculo POP Camerata, Clássicos do Cinema Infantil e Suíte do Ballet Carmen, da Camerata Florianópolis, além de trabalhos como músico freelancer, acompanhando artistas e grupos de diversos estilos musicais.

 

Durante os anos de 2017 e 2018, esteve em turnê com a Banda União Josefense, realizando cerca de 100 shows em todo o país pelo projeto “Sonora Brasil” do SESC, o maior circuito de música do Brasil.

 

Possui, desde 2003, o site www.cristianoforte.com.br.

 

Cristiano Forte é graduado em Pedagogia pela UNESC e pós-graduado em Música: Práticas Sociais. Atualmente, é requisitado para gravações no sul do país, muitas vezes auxiliando na produção das mesmas.

 

Conta com o patrocínio das baterias Odery, baquetas C. Ibañez, pratos Impression e capas protetoras Drummer’s para pratos.

 

Realiza workshops e oficinas de bateria em apresentações solo ou em projetos em escolas públicas.

 

RAIO X

 

  • NOME REAL:  Cristiano Canabarro Forte

  • NOME ARTÍSTICO:  Cristiano Forte

  • DATA DE NASCIMENTO:  09/12/1973

  • CIDADE QUE NASCEU:  Porto Alegre/RS

  • ONDE VIVE HOJE:  Florianópolis/SC

  • UMA REFERÊNCIA:  Animal do Muppet Show e Luís Carlos (Magro), meu 1º professor de bateria.