Brasileiro, natural de Manaus/AM, é músico profissional desde 1994 e também educador em bateria em percussão. Iniciou seus trabalhos profissionais como baterista junto a bandas de rock e posteriormente, bandas de baile, que lhe apresentaram aos standards da música popular e lhe renderam a oportunidade de se desenvolver também como percussionista.
A versatilidade e fluência em vários ritmos sempre foram a assinatura de Omar Guedes, permitindo-lhe alcançar certo destaque no samba amazonense. Manaus é conhecida nacionalmente por seu grandioso festival anual de samba e também por ser um celeiro de composições nacionalmente difundidas, através das escolas de samba cariocas e paulistas, consumidoras de compositores manauaras, como: Paulo Onça, Chico da Silva e Claudinho Nunes, talentos que Omar Guedes pôde acompanhar e gravar diversas vezes com sua bateria pulsante, precisa e cativante. Junto ao samba, Omar Guedes acompanhou nomes como: Exaltassamba, Jorge Aragão, Neguinho da Beija-Flor, Chrigor, Belo, Arlindo Cruz, Gustavo Lins, Thiaguinho, Sorriso Maroto, Grupo Soweto e outros.
Os talentos locais como David Assayag, Banda Kamaiurá, Cuka Fresca, Délcio Luiz, Eduardo Dornellas também convocaram Omar Guedes para assumir a bateria em inúmeras oportunidades, mas foi junto à banda Os Tucumanus que a carreira internacional foi inaugurada através da participação da banda no Brazilian Day 2012 em Nova York, capturado no divertidíssimo clipe “Churrasco de Gato” ( https://vimeo.com/51724583 ).
Outro estilo onde Omar Guedes alcançou um renome nacional e internacional é o gospel, acompanhando, como freelancer, nomes nacionais como, Kléber Lucas, Mariana e Ana Paula Valadão, Cassiane, Marcos Feliciano e o talento amazonense, Gilmar Britto. Com Gilmar Britto, Omar Guedes atuou gravando e produzindo alguns dos álbuns do cantor, além de excursionar com ele em quase todas as capitais brasileiras anualmente.
Em 2014, foi convidado pela Embaixada Cristã Internacional em Jerusalém – ICEJ, para ser o baterista principal de sua orquestra, atuando durante as edições de 2014, 2015, 2016 e 2017 da Festa dos Tabernáculos, evento realizado em Jerusalém, Israel, onde representantes de mais de 110 nações, anualmente comparecem para celebrar esta festa bíblica. Em tais eventos, Omar Guedes tocou com músicos e evangelistas estadounidenses como: Robert Stearns, Ray Sidney, Dorothy Bedford, Rory Comtois e Eddie James. Uma de suas performances está disponível neste link: https://youtu.be/DLQVgfTg9EM .
Atualmente, Omar está de volta ao Amazonas, após uma temporada em Natal/RN, onde produziu e trabalhou com a dupla sertaneja local Pedro e Erick. Em Manaus, Omar é músico oficial do ministério do Ap. Renê Terra Nova, liderança eclesiástica de influência internacional, acompanhando-o em eventos nacionais e internacionais, lotando estádios e arenas. Omar também é professor de bateria na Casa da Criança, projeto apoiado pelo Criança Esperança.
Omar Guedes é endorse de Odery Drums, K.A. Pedais, WB Percussion, Hand Dry Grip Gel e Red Foot Cymbals.
RAIO – X
NOME REAL: CLEUZOMAR GUEDES DA CRUZ
NOME ARTÍSTICO: OMAR GUEDES
DATA DE NASCIMENTO: 08/10/1977
CIDADE QUE NASCEU: MANAUS/AM
ONDE VIVE HOJE: MANAUS/AM
UMA REFERÊNCIA: CARLOS BALA, MANDINI, JOST NICHEL.