Influenciado pelo pai, o baterista Ederson Borges, John começou cedo na música e, aos 12 anos, já atuava como músico profissional na noite paulistana, após estudar na ULM Tom Jobim (atual EMESP).
Em 2012, teve seu primeiro trabalho de destaque nacional com o Grupo Emoção A Mais, vencedores do programa Astros (SBT, 2009). Ele participou da banda de apoio na turnê e atuou como músico intérprete na gravação do álbum “Você É Capaz” no estúdio GravoDisc, a convite do produtor Fernando Skylo.
Entre 2016 e 2019 fez parte da banda do Grupo Os Travessos com quem viajou o Brasil em turnê e gravou o DVD OTVS LIVE
Em janeiro de 2020, foi convidado a trabalhar com a dupla Mayck & Lyan, ampliando sua atuação no mercado sertanejo.
No mesmo ano, durante a pandemia de COVID, ele se juntou à banda de Day & Lara como baterista e diretor musical, encarando novos desafios e oportunidades de crescimento musical e profissional.
Em 2021, retornou ao mercado de samba e pagode ao se tornar baterista da banda do cantor Belo. Ele participou de sua primeira turnê internacional e da gravação do DVD “Belo In Concert, ” realizado ao vivo no Espaço das Américas em São Paulo. Em 2024, John continuou trabalhando com Belo, participando do lançamento da Tour Soweto 30 Anos no Allianz Parque e em vários shows pelo Brasil. Com o Soweto, também se apresentou em programas de TV como Domingão do Huck, Altas Horas, Big Brother Brasil 2024, entre outros.
Em 2024, John Macolyn é músico da banda do cantor Belo e do projeto Soweto 30 Anos. Ele também atua como intérprete em gravações online e em estúdio, com foco no samba e pagode, gêneros que marcam sua trajetória musical