Em 1963, iniciou sua carreira profissional participando de conjuntos de baile com seu pai, Helbe Machado, em Barra do Piraí, tendo a oportunidade de tocar com vários artistas que se apresentavam na região.
No final de 1970, aos 19 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde teve seu primeiro trabalho no teatro Brigite Blair, permanecendo lá até 1974 como diretor, arranjador e compositor, compondo músicas para várias revistas de sucesso. Nesse mesmo ano, foi convidado a tocar na boate “Number One”, iniciando assim uma nova fase de trabalho que se estendeu até 1980, com apresentações em diversas casas, como Special Bar, Café Nice, Flor de Liz, Boate 706 e Golden Room (Copacabana Palace).
A partir daí, sua carreira foi marcada por shows em todo o Brasil e no exterior. Participou de gravações pelas gravadoras Som Livre, Polygram, Sony Music, RCA e gravadoras estrangeiras, contribuindo para discos, jingles e trilhas para cinema. Atuou também em programas de TV nas emissoras Rede Globo, Rede Manchete, SBT, TV Bandeirantes e em outras, no exterior, tocando com grandes nomes da música, como Nana Caymmi, Elizeth Cardoso, Emílio Santiago, Baby Consuelo, Leny Andrade, Pery Ribeiro, Carlos Lyra, Leila Pinheiro, Cauby Peixoto, Martinho da Vila, Fafá de Belém, João Nogueira, Ithamara Koorax e Maria Bethânia.
Gravou um CD-livro com Antonio Adolfo, lançado na Europa e nos EUA. Ministrou workshops na Universidade de Música de Berlim (Alemanha) e em vários shows pelo Brasil. Em 1989, lançou seu primeiro disco solo instrumental, intitulado Litoral, pela gravadora Eldorado, no Brasil e no exterior. Em 1997, lançou o CD Momentos, pela Acoustic Records, e em 2013 apresentou seu mais recente trabalho, o CD Made for Us. Tocou com a Orquestra Sinfônica Brasileira e gravou com outros músicos importantes, como Chiquinho do Acordeon e Hendrik Meurkens.
Atualmente, trabalha também como produtor e arranjador de discos, jingles e trilhas. Está gravando o terceiro volume do projeto Toque Brasileiro, que consiste na gravação de um DVD e um CD de cunho cultural e didático.
Estudou percussão no Conservatório de Música de Niterói e, posteriormente, na Escola de Música Villa-Lobos. Cursou arranjos e harmonia na Berklee School of Music (Boston, EUA) por correspondência.