ALEXANDRE CUNHA - Odery Custom Drums
Language
ALEXANDRE CUNHA
SÃO PAULO - SP
@ALEXANDRE_CUNHA_DRUMMER

ALEXANDRE CUNHA

Alexandre Cunha é baterista profissional há 27 anos, atuando em diversos segmentos da música. Ele acompanha artistas, ministra cursos e workshops, e realiza gravações em estúdio. Entre 1994 e 1997, residiu na Alemanha, onde gravou diversos CDs e tocou com músicos de diferentes partes do mundo.

 

 

 

Ao retornar ao Brasil, Alexandre se uniu ao também baterista Ramon Montagner, formando o Brazilian Duet, um dueto de música brasileira único no mundo, amplamente aclamado pela crítica.

 

Nesse projeto, Alexandre desenvolveu uma técnica singular, na qual toca simultaneamente dois instrumentos com o pé esquerdo (utilizando a ponta do pé e o calcanhar), expandindo a bateria para cinco membros. Um vídeo dessa performance está disponível no YouTube, com mais de 400.000 visualizações e uma média de 7.000 visualizações mensais, sendo um dos três solos mais vistos do país.

 

Graças a esse trabalho, Alexandre e Ramon realizaram mais de 50 workshops em todo o Brasil.

 

Em 2005, Alexandre lançou seu primeiro CD, Batepapo, que contou com a participação de grandes estrelas da música brasileira e mundial, como Airto Moreira, Alegre Corrêa, Dominguinhos e Arthur Maia. O álbum foi um grande sucesso de crítica, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

O CD Batepapo obteve destaque internacional, alcançando a cotação máxima (4 estrelas de 4) no site da rádio norte-americana Smooth Jazz and More. Esteve por duas semanas entre os “Top Ten” da rádio CHUO FM em Ottawa, Canadá, permaneceu três meses entre as 50 mais tocadas na rádio WJYC (Jazz y Clave), e foi eleito um dos 10 melhores lançamentos de 2005 pela conceituada rádio nova-iorquina Smooth Jazz and More, além de receber ótimas críticas nos principais sites de jazz, como All About Jazz e JazzReview.

 

Em 2007, Alexandre foi o principal jurado do maior festival de bateria realizado no Brasil, que contou com mais de 1000 inscritos. Ele percorreu 15 capitais brasileiras, selecionando candidatos e ministrando workshops em cada uma delas.

 

No mesmo ano, Alexandre lançou seu segundo CD solo, Batepapo 2, gravado ao vivo com seu quarteto, que se apresenta regularmente em festivais no Brasil e no exterior. Em 2008, ele gravou o programa SESC Instrumental Brasil, o mais importante da música instrumental brasileira.

 

Seus shows já contaram com a participação de músicos renomados como Arthur Maia, Diego Figueiredo, Thiago Espírito Santo e Toninho Ferragutti.

Em setembro de 2008, Alexandre foi o primeiro brasileiro convidado a tocar no Shanghai JZ International Jazz Festival, onde se apresentou para uma plateia de cerca de 4.000 pessoas. Ele foi considerado o melhor show do dia pela revista eletrônica Shanghai Jazz Scene.

 

Ainda em 2008, Alexandre lançou a vídeo-aula Aprendendo a Solar, demonstrando sua técnica e habilidade no ensino.

 

Nesse mesmo ano, ele participou do projeto Jam Session Instrumental no Jockey Piano Bar em Campinas, acompanhando grandes instrumentistas brasileiros, como Derico, Toninho Ferragutti, Nelson Ayres, Proveta, Tomati e Teco Cardoso.

 

Também em 2008, Alexandre realizou uma turnê pelo interior de São Paulo através do projeto cultural PROAC, visitando 20 cidades com o show Batepapo na Música, que contou com a participação especial de Arthur Maia e Diego Figueiredo. Ele atuou como líder de banda, produtor cultural e executivo do projeto.

 

Em 2009, Alexandre lançou o DVD Live in Shanghai, um registro ao vivo de seu show principal.

 

Em fevereiro de 2010, foi um dos destaques do Garanhuns Jazz Festival, onde acompanhou artistas nacionais e internacionais como Leo Gandelman, Celso Blues Boy e Karl Dixon. Em maio do mesmo ano, lançou seu terceiro CD, Barulho Bravio, que também ficou entre os 10 mais tocados na rádio OTTAWA FM, no Canadá.

Em dezembro de 2010, Alexandre e seu grupo fizeram uma turnê no Chile, tocando no principal centro cultural do país, a Fundación Neruda. Ele também ministrou um workshop na Universidade del Pacífico, em Santiago.

 

Ainda em 2010, Alexandre acompanhou Eumir Deodato em sua passagem pelo Brasil.

 

Em 2011, participou de dois projetos do PROAC: Oficina Móvel de Música (com sua própria banda) e A História do Contrabaixo Brasileiro, acompanhando Eduardo Machado. Em ambos, ele atuou como produtor e responsável técnico. Na sequência, fez uma grande turnê pela Ásia, tocando em renomados festivais de jazz, como o Beishan International Jazz Festival (Zhuhai, China), OctLoft Jazz Festival (Shenzhen, China), Hong Kong International Jazz Festival e Jarasum Jazz Festival (Coreia do Sul), um dos maiores do mundo.

 

Em 2012, realizou mais uma turnê internacional com seu grupo, passando pelo Bansko International Jazz Festival, na Bulgária, e pelo Nišville Jazz Festival, na Sérvia. Também se apresentou por quatro dias no Bird’s Eye Jazz Club, em Basel, Suíça, um dos mais prestigiados e antigos clubes de jazz da Europa.

 

Em 2013, Alexandre participou do 9 Beats Drum Festival, um festival anual realizado em Tianjin, China, que reúne bateristas de todo o mundo. Ele fez apresentações e ministrou aulas para alunos e professores da escola 9 Beats.

 

Atualmente, Alexandre é diretor musical da Drumfeel e foi colunista por mais de três anos da revista Modern Drummer Brasil e do site internacional Drummerszone.com.

 

ALEXANDRE CUNHA USA: