Odery Custom Drums

Endorsee Nacionais

       
                    

Adelino Costa

 

bio-site

Adelino Costa nasceu em Uberlândia num ambiente musical. Desde pequeno  queria tocar sanfona por influência de tios que tocavam em festas familiares,  folias de reis e das modas caipiras características do triângulo mineiro. Em casa  o pai tocava violão e já tinha sido músico de fanfarras e bandas marciais além de  uma banda de baile na juventude.

Com diversos instrumentos de percussão em casa montou sua primeira bateria  composta por tamborins, tarol, pandeiro, chocalho e surdo. Mas foi quando se  deparou com uma bateria de verdade que a música entrou de vez em sua vida.

Iniciou os estudos no conservatório estadual da cidade aos 13 anos. Por lá  estudou com Leopoldo Ferreira, Rubem Adolar, Kadu Tannus e Alex Mororó e  cerca de um ano depois já substituía os professores bateristas em bandas de  rock, tocava heavy metal com o Mentekaptus e zabumba em uma banda de forró  com amigos. Em pouco tempo a música se tornou profissão.

Foi então que em 2004 ingressou no curso de Música Popular da UNICAMP,  em Campinas, onde estudou com grandes mestres como Rogério Boccato, Rafael  dos Santos, Mario Campos, José Roberto Zan, com quem desenvolveu um  projeto de pesquisa em Iniciação Científica sobre o baterista Paulo Braga, Pepa  D’Elia, Ramon Montagner, Edu Ribeiro, Bob Wyatt, entre outros.

Na universidade desenvolveu vários projetos musicais dos quais se destacam o  Trio do Barão de música instrumental, Laboratório ID de rock, Dom Brás de pop  e Projeto Fuá de cultura brasileira e suas festas, contribuindo com arranjos, composições, produção e claro tocando nos shows e gravações de discos desses e demais grupos.

Ao final da graduação, Adelino embarcou numa temporada de cruzeiros, a bordo do navio Grand Mistral, pela América do Sul, tocando bossa‐nova e jazz com o Trio Sobre as Ondas. Após esse período se mudou pra São Paulo iniciando um período muito importante no Projeto Guri dando aulas de bateria e percussão em instituições e Ong’s da capital, além da Fundação CASA e Unibes com a orientação de Darcy Marolla, Julio César Barro, Chico Santana, Rafael Y Castro e grandes parceiros como Carlos Café, Silas Feher, Edu e Eder Nogueira, Bira de Castro, Vitor Velloso e muitos outros.

Em 2010 foi convidado a integrar a banda da cantora Sandy. De lá pra cá foram inúmeros shows pelo país, gravação de dois EPs, formando um disco de estúdio, dois DVDs e CDs ao vivo com participação de Nerina Pallot, Seu Jorge, Lenine, Gilberto Gil e Tiago Iorc, além de programas de Tv e eventos.

Com o parceiro Mauricio Caruso realizou produções independentes e discos de diversos artistas gospel, além da cantora mineira Beatriz Rodarte com quem gravou o disco Natural e tocou em diversos shows e projetos.

Gravou o disco Dia de Casa de Andrei Furlan com produção de Gustavo Ruiz.

Com o amigo e compositor Edu Tedeschi realizou shows e participou da produção audiovisual, em estúdio, do seu trabalho folk.

Em 2014 passou a integrar a banda do multi artista Tiago Abravanel lançando a turnê solo Eclético por todo o país. Além de shows em eventos sociais e corporativos, a festa Baile do Abrava acontece mensalmente em São Paulo e Rio com participações de convidados como Thiaguinho, Pericles, Sandra de Sá, Wanessa Camargo, Gabriel o Pensador, Karol Conka, Di Ferrero, Ivete Sangalo e a cada edição um novo artista.

Adelino continua seu trabalho com pesquisas e estudos musicais no QG da Coronel e em breve lançará um canal sobre performance e gravação.

Adelino usa Odery Drums e Domene Cymbals.

 

Contatos:

e-mail: falecomdelino@gmail.com
facebook.com/adelino.costa
Instagram: @adelinocosta

Kit Adelino com a cantora Sandy

Odery Custom Shop
Bumbo 22X18 – canoas vintage interiças
Caixa 14×6,5 Alumínio Maciço/ aros die cast
Tons 10×07 /12x 08
Surdo 14×12 / 16×13
Madeira araucária / acabamento imbuia fade.

Obs. O bumbo foi a primeira peça que o Adelino comprou, foi o primeiro tambor que ele tocou da Odery e foi amor a primeira tocada rs. É bem antigo e ele simplesmente se apaixonou pelo som, quando fechamos a parceria ele pediu que fabricássemos as outras peças no mesmo acabamento.

bateria_adelino